Torcida Organizada Furacão do Agreste

Torcida Organizada Furacão do Agreste
TOFA

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

POST DO DIA 07/01/10

Cientista usa "lentium" para calcular

2,7 trilhões de casas decimais do pi

Cada louco com a sua mania, uns colecionam selos, outros curtem matemática

Não é porque ele usa óculos e gosta muito de matemática que é nerd. Você não acha?

Uns gostam de colecionar selos. Outros curtem fazer origami. O cientista Fabrice Bellard tem o esquisito hobby de calcular números gigantes. O rapaz usou seu computador caseiro, mais ou menos igualzinho a esse que você está usando agora para ler esta nota, para calcular 2,7 trilhões de casas decimais do pi.

Bom, deixa eu explicar o que é isso, né? Pi, o número irracional mais famoso que existe, é o valor da razão entre a circunferência de qualquer círculo e seu diâmetro. Aquele número que é assim: 3,141592653589793... E por aí vai.

Entendeu? Não muito? Nós também não. Mas isso não importa. O que realmente interessa é que o cara bateu o recorde anterior por 123 trilhões de casas decimais (esses números que vem depois da vírgula). Detalhe: a marca anterior havia sido calculada por um supercomputador.

Billard se diz obcecado pelo pi desde que tinha 14 anos. Agora quero ver se ele vai conseguir decorar todos esses números. Se ele resolver dizer em voz alta sua descoberta, vai demorar cerca de 49 mil anos.

E se você acha que não existe maluco que saiba de memória várias casas decimais do pi, se enganou. O chinês Lu Chao está no Guinness Book dos recordes por se lembrar de um pi de 67.890 dígitos.
------------------------------------------------------------------------------------
Ilha do Retiro
As complicadas negociações do Sport
POSTADO ÀS 18:35 EM 07 DE Janeiro DE 2010

No início da temporada, a arma dos dirigentes é evitar que a notícia da contratação de um reforço chegue aos ouvidos da imprensa esportiva.

Algo que é quase impossível evitar.

Assim, quando a notícia da possível contratação é divulgada antes de ser concretizada, a tática passa a ser, então, a de negar as contratações.

Pois bem, o diretor de futebol do Sport, Francisco Guerra, ao que parece, vem usando esse procedimento.

Ao ser questionado sobre as possíveis contratações de volantes, Guerra garantiu que o Sport desistiu de contratar reforços.

"Os nomes estão entalados na garganta. As negociações estavam avançadas, mas não acertamos. O Sport vai começar o Pernambucano com o grupo que está aí", garantiu.

Pois bem, trocando figurinha com o companheiro Leonardo Boris, da Rádio JC CBN, que conversou com o próprio Francisco Guerra e me garantiu.

"Ele (Francisco Guerra) disse que a qualquer momento o Sport vai anunciar a contratação do volante", contou Boris.

Bom, neste momento, recebo a informação que a diretoria está mesmo tentando a contratação de dois volantes.

Um deles está mais próximo da Ilha do Retiro: Magal, ex-Vitória.

O outro pode ser Ramalho, ex-Goiás, ou Tóbi, do São Caetano, que também interessou ao Sport, mas que a negociação já esfriou e está voltando à tona.

Vamos aguardar.