Torcida Organizada Furacão do Agreste

Torcida Organizada Furacão do Agreste
TOFA

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Notícias esportivas e esquisitices

Biografia de Adelmar da Costa Carvalho será lançada na Ilha

O Sport Club do Recife volta os seus olhos, nesta segunda-feira, para um dos seus melhores presidentes: Adelmar da Costa Carvalho. Foi ele quem, nos anos 1950, deixou uma das boas vitórias para os rubro-negros, quando remodelou o estádio que leva o seu nome. Esta é uma das peças de um vasto quebra-cabeça biográfico presente em O homem da casa-navio: Adelmar da Costa Carvalho, história de uma época, de autoria de Vera Lúcia Japiassu Cezário de Melo e coautoria de Eliane Souto Carvalho.

O lançamento do livro ocorre das 17h às 21h, na sede do Sport. Na ocasião, também será divulgado o livro Palavra e ação, que reúne artigos de autoria de Adelmar, publicados entre 1961 e 1966. Se ter tido o estádio batizado com seu nome foi um dos feitos mais conhecidos – ao lado da construção de uma casa em forma de navio – a isto se soma uma série de outros, a ser revelada agora, graças a um incansável trabalho de pesquisa feito por Eliane, segunda filha de Adelmar e procuradora regional do trabalho aposentada.

Antes de começar toda essa empreitada, ela queria apenas saber a data de construção da chamada casa-navio – edificação inspirada nas linhas do transatlântico Queen Elizabeth, inaugurada na praia de Boa Viagem, em 6 de fevereiro de 1946 – que acabou virando cartão-postal do Recife, vindo a ser demolida em 1981.

O fato é que uma leitura, aqui, foi puxando uma pesquisa, ali e, assim, lá se foram mais de dois anos de total dedicação à tarefa de reconstrução da trajetória do desportista, empresário e político pernambucano, que, entre os anos 1940 e 1950 do século passado, povoou com um ideário à frente de seu tempo, o empreendedorismo pernambucano.

“Parei todas as minhas atividades para me dedicar a esse projeto. Durante muitos meses, fui diariamente, das 8h às 17h30, à Fundação Joaquim Nabuco e, depois, ao Arquivo Público”, diz a disciplinada Eliane, que veio a conhecer com mais profundidade o seu pai por meio de pesquisas e notícias de jornal.

“Ele era muito silente em casa e não contava muito sobre as suas atividades. Eu tinha uma admiração profunda por ele, mas não o conhecia tanto. No começo da minha pesquisa, tinha apenas o meu coração e a vontade de homenageá-lo. Mas a cada descoberta, uma nova galhardia. Isso ocorreu, por exemplo, quando li o artigo intitulado O sentimento da bondade. Aquilo me tocou muito pelo seu modo conciliador”, ressalta. No artigo, publicado em 1962, Adelmar defendia as diversas maneiras de praticar o bem e dizia que, mesmo na mais humilde criatura, pode haver “uma fortuna de bondade”.

Foi também por meio de suas leituras, mas muito mais pelo exemplo vivo em casa, que a procuradora aposentada percebeu ter sido o pai um verdadeiro democrata. Segundo ela, um episódio ocorrido, quando já tinha completado 18 anos, ilustra a afirmação. “Ele era candidato a deputado (Adelmar foi deputado federal por quatro legislaturas), mas disse em casa que nós não éramos obrigados a votar nele. Deveríamos votar apenas se achássemos que ele merecia nosso voto”.

VIDA E OBRA Com 19 capítulos, nove anexos – entre os quais um detalhado álbum de fotografias – O homem da casa-navio tem 368 páginas, apresentação do escritor Ariano Suassuna e prefácio de Ricardo Brennand. O livro conta a história do fundador da Carvalho & Cia, que veio a se chamar depois Carvalho S.A – Organização Comercial e Importadora, distribuidora exclusiva da Kaiser-Frazer Export Corporation. Foi o empresário pernambucano quem trouxe, para o Brasil, os primeiros automóveis Frazer Manhattan em 1947 e os Kaiser Manhattan - Executive Green, em 1949.

Foi também Adelmar o responsável pela importação de todo o carvão de pedra necessário à manutenção dos fornos da Cerâmica São João da Várzea. O carvão era “originário do porto de Cardiff (País de Gales) e transportado para o Recife, ficando armazenado no Pina, de onde era retirado ao longo dos 12 meses seguintes”, conforme se lê no prefácio da obra.

E não apenas isso. O empresário apoiou a Juventude Musical Brasileira, pagou o douramento do teto do Teatro de Santa Isabel, foi responsável pela criação e manutenção da Clínica de Câncer – hoje conhecida como Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP) – , e, em 1940, construiu o Edifício Almare, na Avenida Guararapes. A obra, concluída em apenas dois anos, foi um marco da engenharia da época, tendo sido considerada por muitos anos como o edifício mais bonito da cidade, naqueles tempos marcados, pelas chamadas obras e construções modernizadoras das cidades brasileiras.

Estruturado a partir de uma boa contextualização de época, o livro possibilita, para além de fazer uma homenagem ao ilustre pernambucano, uma longa aula de história sobre o Recife dos anos 1940,1950, e mais.

» Lançamento dos livros O homem da casa-navio e Palavra e ação. No Sport Clube do Recife (Avenida Sport Clube do Recife, s/n, Madalena), das 17h às 21h. Preço: R$ 50. Parte da renda será destinada ao HCP.
------------------------------------------------------------------------------------------------
FESTA
Jogadores do Salgueiro no Recife

Os jogadores do Salgueiro já desembarcaram no Recife. No Aeroporto Internacional dos Guararapes, onde se encontram neste momento, foram recebido com festa por torcedores e personalidades. A equipe ficará no aeroporto até as 12h50, quando embarcam para Juazeiro do Norte e de lá seguem para Salgueiro.
------------------------------------------------------------------------------------------------
SPORT
Marcelinho Paraíba pode ser desfalque contra Duque de Caxias

Com indisposição estomacal, Marcelinho Paraíba pode não defender o Sport na partida contra o Duque de Caxias nesta terça-feira, mas viaja junto com a equipe para o Rio de Janeiro. O jogador foi poupado dos trabalhos com bola realizados na manhã desta segunda-feira.

De acordo com o técnico Geninho, caso o meia tenha condições de jogar, o time poderá ser organizado no esquema 3-4-3, com Ciro, Wilson e Marcelinho Paraíba no ataque.

Lesionado no jogo contra a Ponte Preta, o zagueiro Géder passará por cirurgia no tendãdo de Aquiles do tornozelo direito na tarde desta segunda-feira.
------------------------------------------------------------------------------------------------
Torcedor exalta feito do Salgueiro e lamenta situação do Santa

O internauta José Carlos Medeiros Júnior enviou e-mail para reverenciar o Salgueiro, que venceu bonito o Paysandu e conquistou a vaga à Série B do Campeonato Brasileiro. Por outro lado, como torcedor do Santa Cruz, ele lamenta a situação do seu clube, fazendo um paralelo entre os dois times.

Confiram o email na íntegra:

"Não poderia começar de outro jeito a não ser dando os parabéns ao Salgueiro pelo acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. Como Pernambucano, me sinto orgulhoso com tal feito. Já como torcedor do Santa Cruz, o que sinto é vergolha! Vergonha por um grande clube como o tricolor das repúblicas independentes ficar agonizando para jogar uma Série D do mesmo Campeonato, quando anos atrás estava jogando a Série A. E você pergunta: - O que sua vergonha tem a ver com o Salgueiro? Respondo: É que, sem desmerecer o Salgueiro, um dos grandes times do Estado que incomoda os tradicionais da capital, conseguindo vitórias, com recursos escassos, torcida em menor número, consegue chegar à Série B, com todo o mérito devido, logicamente, enquanto que o Santa Cruz, com estrutura patrimonial para colocar inveja em qualquer time, mas principalmente com uma das maiores torcidas do Brasil e histórico de títulos, não consegue sequer assar para uma terceira fase da Série D. Como tricolor, a solução que vejo, parafraseando o Salgueiro, é contratar integralmente todo o seu time para ser o time do Santa Cruz em 2011. Com certeza brigariamos pelo título no Campeonato Pernambucano e subiriamos para a Série C, iniciando assim o retorno ao lugar de origem do Santa Cruz, que é a elite do futebol nacional. Por que não?"
------------------------------------------------------------------------------------------------
CARCARÁ
Governador promete ampliação do estádio do Salgueiro


Jogadores do Salgueiro no Aeroporto Internacional do Guararapes.

Antes de voltar ao sertão pernambucano, os jogadores responsáveis pela vitória histórica do Salgueiro desembarcaram rapidamente no Recife. Na manhã desta segunda-feira, torcedores aguardavam o time no saguão do Aeroporto Internacional dos Guararapes, cantando o hino do time.

Entre os que parabenizavam a equipe, estavam o governador Eduardo Campos e o predisende da Federação Pernambucana de Futebol, Carlos Alberto oliveira.

A conquista de uma vaga na Série B, a equipe leva outro presente à cidade. Como os times que disputam a segundona precisam ter estádios com capacidade para no mínimo 10 mil pessoas, o estádio Cornélio de Barros Muniz, será ampliado com verba do Governo do Estado.

"Salgueiro vai ter um estádio. Já falei com o prefeito. O estádio é municipal. Vamos receber o projeto do prefeito da cidade e nós vamos entrar com os recursos um eles ganharam em campo e nós temos que fazer fora de campo a nossa parte", prometeu Eduardo Campos. "O Carcará me deu uma alegria. Eu vinha sofrendo bastante no futebol", brincou.

Quem estava em campo no jogo do domingo falou sobre a vitória. "Foi um jogo muito difícil, mas nossa equipe saiu determinada de Salgueiro e conseguimos. Agorá é descansar porque realmente foi uma batalha. A temperatura lá é bastante abafada a gente sentiu bastante", afirmou Edu Chiquita, autor do terceiro gol do Carcará.

Em Salgueiro, os jogadores foram recepcionados com uma carreata às17h.
------------------------------------------------------------------------------------------------
Casillas desdenha de Ronaldinho Gaúcho


Casillas disse que Ronaldinho não é mais o mesmo


O confronto desta terça-feira entre Milan e Real Madrid trará Ronaldinho Gaúcho de volta ao estádio Santiago Bernabéu, no qual teve uma das grandes atuações de sua carreira ao conduzir o Barcelona a uma vitória por 3 a 0 na temporada 2005/2006 do Campeonato Espanhol.

Na ocasião, o brasileiro marcou dois gols e foi aplaudido de pé pelos torcedores rivais.

Vítima de Ronaldinho naquela partida, o goleiro Iker Casillas falou sobre o meia-atacante. Desta vez, no entanto, o titular do Real e da seleção espanhola não mostrou a mesma preocupação que tinha quando o brasileiro estava em seu auge.

"O melhor momento futebolístico dele aconteceu quando estava no Barcelona, há quatro anos. Era imarcável e temido por todos os adversários, e também por mim. Já não é o mesmo, mas sempre quer fazer um papel bom contra o Real Madrid", afirmou Casillas.

As últimas lembranças do goleiro de seus jogos contra equipes italianas não são boas: sofreu derrotas nas três últimas visitas de times desse país ao Santiago Bernabéu.

"São más recordações, mas uma coisa boa do futebol é que recordes e estatísticas podem mudar", disse o goleiro.

"A partida chega em bom momento para nós. Os resultados das últimas semanas nos dão mais confiança. Contra o Milan, temos a oportunidade de mantê-la em alto nível", finalizou.
------------------------------------------------------------------------------------------------
COMPETIÇÃO
Conmebol devolve vaga da Libertadores ao Brasil


A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) voltou atrás na sua decisão e o Brasil acabou sendo beneficiado com isso. Após reunião nesta segunda-feira, ficou decidido que o Campeonato Brasileiro voltará a disponibilizar quatro vagas para a próxima edição da Copa Libertadores.

No último mês, a Conmebol havia estipulado um limite de cinco vagas para times brasileiros na Copa Libertadores de 2011. Porém, como o Internacional é o atual campeão, os gaúchos ocupariam um dos lugares, ao lado do Santos (vencedor da Copa do Brasil), sobrando espaço apenas para os três primeiros colocados do Campeonato Brasileiro.

Com o Brasil contando novamente com seis vagas, estariam classificados neste momento Internacional (vencedor da Libertadores), Santos (campeão da Copa do Brasil), além de Cruzeiro (1º colocado do Campeonato Brasileiro), Fluminense (2º colocado), Corinthians (3º colocado) e Atlético-PR, que seria beneficiado com a classificação dos times do Beira Rio e da Vila Belmiro e atingiria uma vaga, mesmo ocupando apenas a sexta colocação atualmente.

Mesmo assim, o Campeonato Brasileiro pode voltar a ter o G-3 em apenas uma hipótese. Caso um time do país seja vencedor da Copa Sul-Americana, a sexta vaga destinada ao Brasil seria ocupada pelo campeão. Ainda estão na disputa do torneio continental Palmeiras, Atlético-MG, Avaí e Goiás.
------------------------------------------------------------------------------------------------
Espanhola do decotão nocauteia homens usando sutiã
Aproveitando seu busto avantajado, ladra atraia vítimas e colocava sonífero na bebida


- Nós acreditamos que há mais casos de pessoas que acordam com uma dor de cabeça, sem nenhum de seus objetos e que não contam isso à polícia.

Assim falou um porta-voz da polícia ao jornal Metro, sobre o caso da ladra do decote que está acabando com a vida dos homens em Madri, capital da Espanha.

Veronica Palmez, de 35 anos, seduz os homens e coloca um "boa noite, Cinderela" na bebida deles. É a versão feminina do golpe.

Quando os caras apagam, ela aproveita e rouba tudo o que pode.

Ainda segundo o porta-voz da polícia, a ladra tem uma tática que se repete em todos seus casos.

- Achamos que ela sempre visa a homens casados, que vão ficar envergonhados demais para falar à polícia o que aconteceu.

O difícil de identificar a mulher é que ela sempre está mudando de aparência usando perucas - mas o decotão continua: cabem até quatro frasquinhos de sonífero de uma vez nos peitos.