Torcida Organizada Furacão do Agreste

Torcida Organizada Furacão do Agreste
TOFA

terça-feira, 30 de agosto de 2011


SPORT é líder do primeiro tempo


Um dado interessante está escondido na classificação normal da Série B. Se os jogos terminassem no fim do primeiro tempo, com 45 minutos, e não 90, a classificação seria bastante diferente.
A Portuguesa, atual líder com 38 pontos, só teria 24, e o líder nessa hipótese seria o SPORT, com 33 pontos, quatro a mais do que possui. Da real configuração do G-4, apenas a Ponte Preta se manteria, somando-se o ABC e o Goiás. A barbie seria a oitava. O mais surpreendente é que o atual quarto colocado, Americana, estaria na zona do rebaixamento, junto a Bragantino (atual 15º ), Salgueiro e Duque de Caxias — estes dois, sim, estariam no Z-4 de qualquer jeito. O São Caetano e o Guarani não estariam nas incômodas 17ª e 18ª posições.
Tábua de classificação considerando os resultados dos jogos no final do 1º tempo
De cara, a constatação fundamental é que os times que, de fato, ocupam o G-4 da Série B são os que mais conseguem se superar no segundo tempo. Se os resultados do 1º tempo se mantivessem, a Portuguesa teria cinco vitórias, nove empates e cinco derrotas. Na tabela real, essa é a pontuação do 15º colocado, Bragantino. Mas a Lusa consegue subir de produção no segundo tempo e, nessa etapa, conseguiu melhorar o resultado em diversas partidas. Transformou duas derrotas e quatro empates em seis vitórias, garantindo mais 14 pontos. Com 38, lidera. Os pernambucanos sentiram na pele o poder dessa equipe na etapa final: fez 3 na barbie (já vencia por 1 a 0) e marcou 1 no Salgueiro e 2 no SPORT, transformando dois 0x0 em vitórias.
O Americana é o segundo time que mais consegue pontos nos 45 minutos finais. Seu desempenho no primeiro tempo é medíocre: duas vitórias parciais, quatro derrotas e incríveis 13 empates, totalizando 19 pontos, que o tornariam penúltimo lugar da classificação hipotética. No segundo tempo é que os seus jogadores costumam decidir: desandam a fazer gols e muitas vezes mudam o jogo. Como mudaram na vitória de virada sobre o SPORT, por 2 a 1, na qual saíram terminaram o primeiro tempo perdendo. Na classificação real, o time tem nove vitórias, três empates e sete derrotas — 30 pontos.
A barbie é outro time que cresce nas etapas finais. Preservou os 26 pontos que conquistaria no primeiro tempo (5 V, 11 E e 3 D) e somou mais 8, substituindo quatro empates por vitórias. Um desses jogos foi o contra o São Caetano, há duas semanas. O time empatava em 1 a 1 e, com um gol de Kieza aos 21 da etapa final, garantiu os três pontos. A única vez que o time voltou para o segundo tempo sem perder mas amargou derrota foi o clássico contra o SPORT. Em compensação, virou o jogo que perdia para o Icasa, em Juazeiro do Norte.

Vice-líder, a Ponte Preta consegue manter um equilíbrio entre o rendimento das duas etapas, mas também melhorando. No ranking do primeiro tempo, teria 30 pontos. Na etapa final garante mais duas vitórias, descartando um empate e uma derrota, e fica com 35.
Já o SPORT terminou o primeiro tempo com nove vitórias parciais, seis empates e quatro derrotas, ou 33 pontos. No fim, deixou de conquistar quatro pontos pelas alterações negativas de resultados nos 45 minutos finais. Essa queda associada à subida de rendimento dos quatro times do G-4 no segundo tempo deixa o LEÃO na quinta colocação. Fica a lição de que, se correr mais e não perder a atenção no fim, o LEÃO pode entrar nesse grupo em breve.
Tábua de classificação real