Torcida Organizada Furacão do Agreste

Torcida Organizada Furacão do Agreste
TOFA

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Notícias do esporte e esquisitices

Diretor da FPF rebate post do Blog

Sobre o seu post “A tal falta de planejamento”, aproveito o espaço para apresentar alguns dados sobre o quantitativo de clubes nos Campeonatos Estaduais pelo Brasil, como também algumas informações sobre a arbitragem de Pernambuco.

No Brasil, são 26 campeonatos estaduais e um Distrital. Das 27 competições, 13 campeonatos são disputados entre doze ou mais clubes; o restante, 14 Estados, disputam com onze ou menos clubes na divisão principal. O aumento de dez para doze clubes no Campeonato Pernambucano não ocorreu de forma aleatória. O quantitativo acompanha a uma tendência do futebol brasileiro.

Estados que disputam a competição com menos de 12 clubes: Roraima, Distrito Federal, Paraíba, Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Pará, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins e Amapá.

Com doze clubes: Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Mato Grosso do Sul.

Já os Estados que disputam a competição com 15 ou mais clubes, são: Paraná, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Como podemos observar, existem Estados menores - tanto em relação a sua população e área geográfica, quanto à sua importância no futebol brasileiro - do que o Estado de Pernambuco -, que apresentam 12 ou mais clubes na primeira divisão da sua competição estadual.

Quanto aos erros da arbitragem, até o momento, no Campeonato Pernambucano, foram 11 rodadas, sendo disputados 66 jogos. Em apenas seis deles foram contestados com maior ênfase: Náutico x Salgueiro; Santa Cruz x Vera Cruz; Central x Sport; Náutico x Santa Cruz; Salgueiro x Santa Cruz; e Sport x Náutico. Um índice de apenas 9% de partidas com arbitragens contestadas.

Vale ressaltar que, em Pernambuco, está em andamento o 1º curso na América Latina de Pós-Graduação em Arbitragem. O quadro local está se qualificando para prestar um melhor serviço ao futebol pernambucano e nacional.
_________________________________________________________
Um brinde às cachaças mais engraçadas do Brasil

O Brasil não produz só as melhores cachaças. Produz também as mais engraçadas

Veja mais pingas com nomes engraçadosJá tomou Peladinha?

Quando você fica sabendo que os esquimós usam centenas de palavras para falar de neve, você deve imaginar que tal coisa seja importante para eles.

O povo brasileiro tem centenas de palavras para designar a cachaça: abrideira, água-benta, água-bruta, água-de-briga, água-de-cana, água-que-gato-não-bebe, água-que-passarinho-não-bebe, aguardente, aguardente de cana, arrebenta-peito, azougue, azuladinha, azulzinha... Isso pra ficar só em algumas que começam com a letra “a”.

Imediatamente você saca que a cachaça é importante para o brasileiro.

Só que a criatividade do brasileiro não fica só nos sinônimos para cachaça. As marcas de cachaça têm nomes impagáveis como “Amansa Corno”, “Qualquer Uma” e “Leite da Mulher Amada”.

A gente separou algumas marcas engraçadas, mas este é um terreno sem fim e pode apostar: virão mais.