Torcida Organizada Furacão do Agreste

Torcida Organizada Furacão do Agreste
TOFA

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Notícias esportivas e esquisitices

SEMINÁRIO
F.C. Porto dá exemplo sobre como explorar bem uma arena multiuso

Quando se fala em Copa, um dos assuntos que entram na roda de conversas é o fantasma dos elefantes brancos. Para mostrar que é possível fazer uma arena multi-funcional sustentável, a organização do 1º Seminário Internacional de Marketing e Negócios do Esporte trouxe o case do F.C. Porto. Em apenas cinco anos, desde o planejamento até o primeiro jogo, e com um investimento de 288 milhões de reais, a Arena do Dragão, como é chamada a arena do time do Porto teve o primeiro estádio certificado pela preocupação com o meio ambiente na Europa. A apresentação do case foi feita por Luís Silva, membro do comitê técnico da construção, que trouxe com detalhes o processo que culminou na inauguração da nova arena.

Em debate com o radialista Maciel Júnior e o jornalista deste Blog Marcelo Cavalcante, Luís chamou atenção para o risco que é apostar numa arena multiuso sem que a mesma seja ocupada ou utilizada por um ou mais clubes. "Para que dê certo, para isso ceiam necessários vários eventos realizados sistematicamente", defende. Mas não já não é hora de ficar conjeturando sobre outras possibilidades.

"Acho que nesse momento não há mais espaço para dúvidas, agora é hora de reunir esforços. Se a opção foi essa, por uma arena nova, então vocês devem tentar extrair o máximo de oportunidades que ela possa gerar. Tem um caminho longo a percorrer, os gestores devem ser inteligentes para minimizar os possíveis impactos negativos", alerta o português.

Para Marcelo Cavalcante, no Brasil pré-2014 é hora de ousar, de lidar com o esporte sob a ótica do negócio, de deixar tradicionalismos para trás. E foi assim que o Porto conseguiu garantir uma utilização sustentável de suas dependências.

F.C. PORTO - A multi-funcionalidade da Arena do Dragão pode ser constatada em número como o dos eventos não-esportivos que são realizados no local. Se antes da reforma apenas dois eventos dessa natureza aconteciam no antigo estádio, o da Anta, o número pulou para a incrível cifra de 197.

"Nosso estádio tinha aproximadamente 50 anos, estava velho. Já tínhamos efetuado todo o tipo de investimento que podíamos, mas de fato o estádio estava no limite. Tínhamos problemas de segurança, e de acesso, por exemplo", conta Luiz. "Mas existia um potencial imobiliário enorme, foi quando começamos a pensar em uma arena que fosse excelente para o futebol, mas que para além disso tudo teria que ser totalmente sustentável, em em 1998 iniciamos um estudo pré-viabilidade", explicou.

"O início, o planejamento define o sucesso e insucesso das arenas", defende. Pois bem, definidos os pilares, a coisa lá em Portugal andou rápido. Com parte do aporte proporcionado pela venda de terrenos e a outra parte financiada pelo governo, em 2000, foi assinado o acordo de desenvolvimento. A construção teve início em no ano seguinte e, em 2004, a arena estava sendo inaugurada.

O impacto positivo que teve a transformação da sede do Porto é sentido no bolso do clube. Descontados os valores do financiamento, a Arena do Dragão arrecada 19,4 milhões de reais a mais do que arrecadava por ano.

Fato lamentável da palestra foi a ausência de dirigentes dos clubes pernambucanos que sempre afirmam ter projetos para tornar seus estádios em arenas, mas que demonstraram desinteresse nesta boa oportunidade de troca de informações com o administrador da Arena do Dragão.
=========================================================================================
SPORT
Homero Lacerda propõe eleição independente para conselho deliberativo

O ex-presidente do Sport, Homero Lacerda, ao que parece, quer mesmo revolucionar a eleição presidencial do clube. Ele não deseja ver o Leão da Ilha do Retiro com um conselho deliberativo atuante, como já declarou em outras entrevistas. Lacerda também pretende fazer uma eleição presidencial independente da eleição para presidente do executivo.

Na noite da segunda-feira, Homero Lacerda esteve reunido com um grupo de rubro-negros que elaborou a proposta para o candidato a presidente, Gustavo Dubeux. O ideia é a seguinte: reunir cerca de 300 rubro-negros para compor o conselho deliberativo. Desses, Gustavo Dubeux poderia indicar cinco para disputar a eleição para presidente do conselho. Os conselheiros faria uma votação à parte. Segundo Homero Lacerda, o estatuto do clube permite tal ato.

"O clube vive num regime de ditatura, no qual o presidente do executivo tem todo o poder no conselho. Como ele pode ser questionado: Precisamos mudar isso. O conselho deve ter vida própria, trabalhar com transparência. E esse formato é ideal. Estamos apoiando Gustavo Dubeux, mas queremos um conselho com poder de decisão", declarou o ex-presidente, revelando que o grupo chama-se Transparência Sport.

Ao ver Homero Lacerda bater tanto na "tecla" conselho fica fácil concluir que esses rubro-negros não aprovam a indicação de Silvio Guimarães como presidente do conselho para o próximo biênio. Mas Homero refuga. Diz que não discute nomes. "Queremos apenas mudar essa forma de gestão. Não importa nomes. Quem for de encontro a essa ideia estará agindo de forma suspeita", decreta. Homero diz a proposta já foi apresentada a Gustavo Dubeux. "Ele vai responder na próxima quinta-feira", completa.

Embora não faça qualquer crítica negativa ao atual presidente do executivo, Homero Lacerda revelou que um grupo de rubro-negros pediu a lista de sócios aptos para a votação, algo que teria sido rejeitado por Silvio Guimarães. "Acionamos a Justiça e ele terá que apresentar", contou.

Ao final da conversa, Homero Lacerda voltou a falar da importância de o Sport ter um conselho deliberativo independente. E lembrou a história de um passado distante. "Em 95, Gustavo Dubeux propôs a contrução de prédios, aqueles espigões, na Ilha do Retiro. Tive que ser convocado pelo presidente do conselho da época, Adalberto Guerra, para salvar o Sport. Gustavo não fez por mal. Apenas estava aginda de forma equivocada. Ele reconhece o erro. Até hoje, diz: "graças a Deus não fiz o negócio". E eu já falei para ele: "A Deus, não. Graças a mim".
=========================================================================================
SPORT
Marcelinho Paraíba já perto do adeus

Jogador deve voltar ao São Paulo, pois não poderá jogar a última rodada

O Sport tem o planejamento para 2011. O técnico Geninho teve um encontro com o Colegiado de Futebol e entregou o relatório sobre a temporada atual e o que pretende para o próximo ano. Uma coisa está definida: o meia Marcelinho Paraíba dificilmente vai continuar na Ilha do Retiro. Ele é um dos 14 atletas que terminam contrato no final de dezembro. Como tem contrato com o São Paulo, vai ser devolvido ao clube paulista.

Marcelinho, por sinal, nem apareceu ontem na reapresentação dos jogadores, na Ilha do Retiro. Como está suspenso, pois foi punido com o terceiro cartão amarelo na derrota por 2x1 diante do América Mineiro (time que tirou as chances de o clube subir à Série A), Marcelinho foi liberado. Ele pode até treinar o restante da semana caso queira, embora não posso jogar contra a Portuguesa, sábado, na última rodada da Série B.

“Marcelinho é jogador do São Paulo. Acho que como não irá atuar na rodada final da competição, ele voltará para o seu clube origem”, disse o presidente Sílvio Guimarães.

Além do meia, mais 13 jogadores terminam contrato no final deste mês ou em dezembro. Casos de Gustavo, Geder, Tobi, Eduardo Ratinho, Dadá, Dutra, Mateus, Zé Antônio, Elton, Dairo, Eliandro e Adriano Louzada.

Em fevereiro, o zagueiro César encerra seu compromisso, mas, como está se recuperando uma cirurgia no joelho direito, continuará fazendo tratamento no Sport.

Dessa lista, quatro jogadores podem ser chamados para renovação. Casos de Tobi, Zé Antônio, Elton e Dutra. Um dos diretores do Colegiado, Severino Otávio evitou falar sobres nomes. “Temos ainda um jogo pela Série B. Por isso, os nomes de quem fica e quem sai serão divulgados à imprensa só depois da competição.”

O zagueiro/volante Tobi, ontem, confirmou que espera permanecer para 2011. Chegou até a afirmar que foi procurado para iniciar as negociações para renovação. “Tudo mundo sabe que quero ficar. Agora, tudo depende de um entendimento com a diretoria.”
=========================================================================
SEGUNDONA
Série B pode ficar mais nordestina

Depois da confirmação de que vão passar mais uma temporada na Série B do Brasileiro, Sport e Náutico já começam a imaginar seus novos adversários do ano que vem. E na tentativa de retornarem à elite nacional em 2012, rubro-negros e alvirrubros podem enfrentar uma Segundona mais regionalizada. Este ano, o Nordeste teve seis representantes no torneio: 30%. Em 2011, este percentual pode subir para 40% – oito clubes.

Segundo colocado com 65 pontos, o Bahia foi o único da região que subiu para a Série A – Coritiba e Figueirense foram os outros felizardos, enquanto a última vaga no G-4 será decidida na derradeira rodada, entre América-MG (4º com 62 pontos) e Portuguesa (5º com 59). O Coelho precisa apenas de um empate diante da Ponte Preta, sábado, no Moisés Lucarelli. A Lusa tem que ganhar do Sport, na Ilha, e torcer por uma vitória da Ponte.

Se o Bahia subiu, em compensação, ABC e Salgueiro conquistaram o acesso da Série C para a B. Criciúma e Ituiutaba-MG foram os outros classificados, apesar de o time mineiro ainda ter um julgamento no STJD por doping de dois atletas nas quartas de final contra a Chapecoense. O Macaé-RJ está de olho na vaga do Ituiutaba.

Além de ABC e Salgueiro, a Segundona 2011 também vai contar novamente com Sport, Náutico, ASA e Icasa. O sétimo nordestino pode ser o América-RN. Os potiguares têm confronto direto contra o Brasiliense, no Machadão, em Natal. Uma vitória, atrelada a uma derrota de Guaratinguetá ou Vila Nova, salva o time de Dado Cavalcanti da queda. O que não conseguiram Ipatinga e Santo André.

O oitavo nordestino pode ser o Vitória, ameaçado de degola na Primeira Divisão. No momento, os baianos estão em 17º com 40 pontos, abrindo a zona de rebaixamento. O rubro-negro ainda enfrenta Internacional, no Beira-Rio, e o Atlético-GO, no Barradão. Faltando duas rodadas para o fim da Série A, Goiás e Prudente já caíram. Além do Vitória, Guarani, Avaí, Atlético-GO, Atlético-MG e Flamengo tentam fugir da degola. Com 46 pontos, o Ceará, outro nordestino na elite, está livre da queda.

TROCA

Alecrim-RN e Guarany-CE vão trocar de divisão em 2011. Os potiguares foram rebaixados para a Quarta Divisão, enquanto os cearenses foram campeões da Série D.
===============================================================================
SPORT
Sílvio Guimarães se diz pronto para disputar presidência do Conselho

Na resenha esportiva desta terça-feira, a Rádio JC/CBN repercurtiu a ideia do grupo capitaneado por Homero Lacerda para fazer uma eleição à parte no Conselho Deliberativo. Leia aqui a proposta de Homero Lacerda.

Para o ex-presidente, nesses anos o Conselho Deliberativo não atuou da melhor maneira, não houve transparência, não houve prestação de contas. "Tem muitos equívocos na administração do Sport, que não vêm de agora não, vêm de muito tempo. Por isso um grupo de rubro-negros se reuniu que querem apoiar Gustavo Dubeux, mas querem um Conselho forte".

Sílvio Guimarães, convidado por Dubeux para ser predisente do Conselho Deliberativo, afirmou que não estava preocupado com a possibilidade de ter concorrentes no processo eleitoral. "Eu não acredito que um candidato de Dr. Dubeux e pelo que eu fiz no Sport nesses últimos dois anos tenha candidato para me derrotar. Estou preparado para disputar mais uma", disparou o atual presidente rubro-negro.

Em entrevista o candidato à presidência Gustavo Dubeux disse que vai analisar a propota para encontrar o melhor caminho.
=====================================================================

Pesquisa diz que mulheres com nome terminado em
“a” têm mais parceiros sexuais do que as outras
Se você é ciumento, talvez seja bom ler essa pesquisa antes de batizar a filha

Se você vai ter uma filha e está escolhendo o nome dela, leia essa matéria primeiro. Mas aí vai a dica mais importante: talvez seja bom que o nome da menina não termine com a letra "a"...

Tá, mas por que isso?

A coisa é simples: uma pesquisa feita na França e publicada pela revista Time revelou que mulheres com nome terminado na vogal "a" têm mais parceiros sexuais durante a vida.

E, se você for um pai ciumento, não vai querer isso para sua filha!

De acordo com a pesquisa, mulheres com nomes terminados com outras letras têm uma média de 4,4 parceiros na vida.

Já entre as que possuem nome terminado em "a", essa média sobe - e muito.

Segundo a Time, o nome Laura, por exemplo, tem uma média de 9,7 parceiros!

Com isso chegamos a uma conclusão: Beatriz ou Caroline são algumas boas opções.

Ah, vale ressaltar que, aqui no Brasil, temos vários nomes terminados na letra "a".

Talvez mais do que em outros países...

Por que será?