Torcida Organizada Furacão do Agreste

Torcida Organizada Furacão do Agreste
TOFA

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Notícias esportivas e esquisitices

SÉRIE B
Sport perde na Ilha, mas a Lusa também sai de campo derrotada

Mostrando um futebol sem graça, o Sport amargou mais uma derrota na Ilha do Retiro nesta Série B. A Portuguesa, que ainda lutava por uma vaga na Série A do Campeonato Brasileiro em 2011, venceu o Leão, por 2x1, com gols de Dodô e Marco Antônio. O meia Fabrício, cobrando falta, descontou para o time rubro-negro. Mesmo vencendo, os jogadores da Lusa saíram de campo cabisbaixo, afinal, o América-MG empatou, em 0x0, com a Ponte Preta, em Campinas, garantindo a última vaga na Série A na próxima temporada. A equipe paulista terminou a competição na quinta colocação, enquanto o Sport ficou em sexto.

Desmotivado, já que não tem mais o que disputar na Série B, o Sport entrou em campo apenas para honrar as cores do clube diante da Portuguesa, que ainda luta pela vaga na elite do futebol brasileiro na próxima temporada. Assim, aconteceu o que se esperava. A Lusa apresentou mais volume de jogo, mais objetividade e, por isso, merece a vantagem de 2x0 no placar neste primeiro tempo.

O Sport até que começou aceso. No entanto, não apresentou muita objetividade. O time até que tentou fechar os espaços, explorou as laterais, mas não mostrou poder de penetração na área adversária. A Lusa, jogando de forma tranquila e consciente, tocou bem a bola e foi mais objetiva. Tanto que obrigou o jovem goleiro do Sport, Saulo, a fazer três boas defesas nos primeiros minutos de jogo.

A Lusa conseguiu abrir o placar aos 17 minutos, quando Dairo errou uma saída para o ataque do Sport. A bola chegou para Dodô, que limpou a jogada e bateu fora do alcance do goleiro Saulo, mas acertanto as redes. Foi o que a Portuguesa queria para diminuir o ritmo.

Após abrir o placar, a Lusa puxou o freio-de-mão, não se desgastando e esperando o Sport ir para o ataque e, assim, fazer o segundo. Mas nem precisou que o Leão esboçasse uma reação. O time rubro-negro só criou um lance de ataque, aos 36 minutos, quando Dutra, dentro da área, chutou para fora.

Aos 43 minutos, a Portuguesa foi bem mais eficiente. O meia Marco Antônio cobrou falta com perfeição na intermediária, acertando o canto direito de Saulo, fazendo 2x0.

No segundo tempo, os jogadores da Lusa voltaram a campo com a cabeça voltada para Campinas. E não era para menos. O resultado estava nas mãos, já que o Sport não conseguia encaixar jogadas ofensivas. Dessa forma, o jogo ficou chato, com poucos lances de perigo. Aos 11 minutos, Ciro chutou rasteiro, o goleiro não segurou a bola e o meia Elton, aproveitando o rebote, acertou a trave. E aos 34 minutos, Fabrício, cobrando falta, fez o gol de honra do Leão.

Foi isso: 90 minutos de um futebol sem graça. De um lado, o Sport já entrou desmotivado e que nem ligou para mais uma derrota na Ilha do Retiro. Do outro, a Lusa que venceu, mas que saiu abatida, derrota moralmente, já que não consegiu a classificação à Série A.
=============================================================================
ILHA DO RETIRO
Geninho quer o Sport mais jovem em 2011

A derrota para a Portuguesa, na Ilha do Retiro, na última rodada da Série B, não foi o assunto principal nos vestiários do Sport, após o jogo. O técnico Geninho concedeu a entrevista coletiva para os jornalistas para falar sobre o futuro. Ele confirmou que sua permanência na Ilha do Retiro para a próxima temporada já está praticamente definida. "Só falta o Gustavo (Dubeux) ser confirmado presidente do clube", disse.

Sobre o jogo, Geninho só falou que o time não mostrou interesse na partida no primeiro tempo. No segundo, a história foi outra. "O time mostrou mais vontade", declarou. Para ele, a partida serviu para tirar algumas dúvidas. "Muitos jogadores vão sair e, consequentemente, muitos jogadores vão chegar. Vamos mudar em praticamente todas as posições. Quero um grupo forte e mais jovem", disse Geninho, revelando que deve contratar 10 jogadores.
=============================================================================
RETROSPECTIVA
Montanha russa nas cores vermelho e preta

Pentacampeão estadual e favorito à conquista do hexa, mas com profundas feridas políticas abertas. Esse cenário, que retrata bem a situação atual, também era a realidade do Sport na virada da década. Na ocasião, os agora aliados Luciano Bivar e Wanderson Lacerda se digladiavam pela cadeira da presidência, com Bivar vencendo o pleito para o biênio 2001/2002. O racha, evidenciado nesse eleição, acabaria virando tônica no clube.

A efervecência política, entretanto, não impediu que, dentro de campo, o Sport conseguisse atingir as alturas e depois caísse vertiginosamente, como uma montanha russa. O ápice foi alcançado em 2008 com o título da Copa do Brasil, conquista inédita para o futebol nordestino. O Leão derrubou os gigantes Palmeiras, Internacional, Vasco e Corinthians. No jogo de volta da decisão, com a Ilha do Retiro “pulsando”, fez 2x0 no Timão, com gols de Carlinhos Bala e Luciano Henrique, ficando com a taça. No final do ano, Milton Bivar passou o bastão para Sílvio Guimarães.

Com o time na Série A e com presença assegurada na Libertadores, a expectativa era enorme. Mesmo contra adversários de gabarito, como Palmeiras, LDU e Colo Colo, os leoninos ficaram em primeiro lugar no seu grupo, mas nas oitavas de final cruzaram novamente com o Verdão. Aí, o Sport parou em São Marcos e perdeu nos pênaltis, 3x1 (ganhou por 1x0 no tempo normal), se despedindo da competição continental. Começava a derrocada.

Nelsinho Batista deixou o clube, alegando que os reforços solicitados não estavam sendo contratados. Por sua vez, a diretoria argumentou que os jogadores fugiam muito da realidade financeira do clube. Sem Nelsinho, o Sport penou até conseguir fechar com Emerson Leão, inclusive negociando uma antiga dívida. No entanto, a terceira passagem do técnico pela Ilha foi melancólica. Ele bateu de frente com Sílvio e os demais diretores e foi demitido. Péricles Chamusca foi o substituto, mas não conseguiu evitar o rebaixamento para a Série B, o segundo nesta década.

O primeiro foi em 2001, uma consequência do tumulto que rondava o clube. A torcida não perdoou o presidente Luciano Bivar pela perda do hexa para o Náutico. O mandatário não resistiu à pressão e pediu licença (depois renunciou), interrompendo seu terceiro mandato consecutivo. Uma nova eleição foi realizada, com Fernando Pessoa sendo escolhido em votação restrita ao Deliberativo. Em meio a esse turbilhão, o Leão acabou na lanterna do Brasileirão.

A queda para a Segundona provocou mudanças no clube, que começou a temporada de 2002 com um time modesto e viu o Náutico levantar o bi. No Nacional, após boa campanha na 1ª fase, foi eliminado nas quartas de final para o Paulista. Mas o pior ainda estava por vir. Depois de fazer uma boa temporada em 2003 (ganhou o Estadual, foi semifinalista da Copa do Brasil e terceiro na Série B), os dois anos seguintes foram terríveis.

Em 2004, viu o Timbu ganhar o certame local. Na Série B, foi humilhado pelo Marília (7x1) e chegou a ficar ameaçado de rebaixamento, mas terminou em 17º, entre 24 participantes – os seis últimos caíram. No ano seguinte, Luciano Bivar substituiu Severino Otávio (Branquinho) e voltou para seu quarto mandato com a missão de ganhar o título do centenário. Contudo, a seca de conquistas locais permaneceu. No Brasileiro, o time só não caiu para a Série C porque a Portuguesa segurou o empate por 3x3 com o Vitória, no Barradão, rebaixando o time baiano.

Depois do susto, o clube começou lentamente a se reerguer, contratando o técnico Dorival Júnior e jogadores como Durval e Hamilton. O time foi campeão estadual em 2006, na dramática disputa por pênaltis contra o Santa Cruz. Já com Givanildo Oliveira, foi vice-campeão da Série B, conquistando o acesso para a Primeira Divisão. Foram três temporadas na elite até a queda em 2009 para a Série B, onde permanece no momento, fruto da sua própria oscilação neste ano, primeiro com o técnico Givanildo Oliveira (que ao menos foi pentacampeão estadual), passando por Toninho Cerezo e terminando com Geninho.
====================================================================
ILHA DO RETIRO
Severino Otávio será o novo vice-presidente do Sport

O candidato à presidência do Sport Gustavo Dubeux definiu quem será o presidente de futebol na sua gestão.

O ex-presidente Severino Otávio, o Branquinho, foi convidado e aceitou de imediato a missão de comandar o futebol leonino em 2011. Gustavo Dubeux viajou para Minas Gerais para tratar de assuntos particulares. Quando retornar dever conversar com Severino e Geninho e iniciar o planejamento para a próxima temporada.

Para vice-presidente social Dubeux convidou o produtor cultural Jorginho Peixoto . Peixoto aceitou o convite e vai começar os trabalhos em 2011.
============================================================================
ILHA DO RETIRO

Silvio Guimarães se sentiu traído, assim como Tiradentes, no processo eleitoral do Sport

Em diversas entrevistas que concedeu à imprensa, o presidente do Sport Silvio Guimarães deixou claro que, assim que o seu mandato se encerrasse, deixaria o clube. Não queria cargos no biênio seguinte e que não ficaria na Ilha do Retiro em hipótese alguma. No entanto, aceitou o convite do candidato a presidente Gustavo Dubeux para ser o presidente do conselho deliberativo. A sua indicação causou abalo nos bastidores da Ilha do Retiro. Ao ser comunicado que não seria mais o comandante do conselho, disse que foi traído.

Na noite deste domingo, Silvio Guimarães potencializou esse sentimento de traição. Na entrevista que concedeu à Rádio Jornal, falou por mais de meia hora. Fez comparações a Tiradentes, "que foi traído e esquartejado". Apesar de fazer elogios a Gustavo Dubeux no aspecto profissional, Silvio diz que o candidato a presidente foi quem o traiu. Ou seja, o seu Judas. O traiu por não suportar pressões de grupos que, segundo ele, querem cargos e tumultuar o processo no Sport. Não falou os nomes das pessoas que compõem os grupos. "Tenho nojo", justificou.

Silvio Guimarães não falou apenas do presente e do passado recente. Voltou a falar da saída de Nelsinho. Disse que cavou o rebaixamento do Sport à Série B quando contratou o técnico Emerson Leão, no ano passado. Falou que recebeu apenas uma proposta (do Flamengo) por Ciro. Fez críticas ao seu antecessor. Revelou que Milton Bivar ficou devendo salários a Roger e Francisco Alex. E que o ex-presidente gastou muito dinheiro com as comemorações dos títulos da Copa do Brasil e o Estadual. E foi mais além: expôs uma questão de ordem extremamente pessoal do ex-técnico do time Toninho Cerezo. Tudo isso fazendo referência à sua família, especialmente ao seu pai, Haroldo Praça, a quem o trata de gênio.

O presidente falou por cerca de 30 minutos. Muito tempo para quem disse que não queria saber do Sport assim que seu mandato se encerrasse. Silvio Guimarães deixa o clube inflamando ainda mais o processo eleitoral.
============================================================================
SPORT
Dubeux avisa: 'Se alguma chapa for lançada, eu estou fora'

O ex-presidente do Sport, Homero Lacerda, encabeçou um processo de rejeição ao nome de Silvio Guimarães na presidência do Conselho Deliberativo para o próximo biênio. Fez tanta pressão que o candidato a presidência do executivo, Gustavo Dubeux, resolveu ceder, tirando Silvio de tal cargo. Agora, Homero não gostou da nova indicação de Dubeux: José Moura, na presidência, Luciano Bivar, na vice. Homero diz que os nomes não representam transparência, que ainda quer um conselho deliberativo transparente. E, pelo visto, só uma pessoa atende a essa exigência: ele mesmo.

O candidato a presidente, Gustavo Dubeux, em entrevista ao Blog do Torcedor, confirmou que Homero Lacerda pediu para ser o candidato a presidente do Conselho Deliberativo do Sport no próximo biênio. "Estou viajando para Belo Horizonte para tratar de assuntos particulares. Converso com ele antes de voltar", disse Dubeux. Não acredito que o candidato a presidente ceda mais uma vez. Seria incoerência demais tirar Silvio Guimarães do conselho e colocar Homero Lacerda, o pivô de toda novela.

O que pode causar preocupação na torcida rubro-negra é que todo essa novela desgaste Gustavo Dubeux. Ao final da entrevista, o empresário fez questão de deixar bem claro: "Eu estou trabalhando muito para que o Sport fique unido e forte. Aceitei ser candidato a presidente pensando nisso. Se alguma chapa for lançada, eu estou fora. Quero que isso fique bem claro: não vou disputar eleição com ninguém".
============================================================================
SPORT
Sílvio Guimarães ataca ex-aliados e oposição

POSTADO ÀS 11:22 EM 29 DE NOVEMBRO DE 2010
Presidente diz ter sofrido traição do ex-aliado Gustavo Dubeux e classifica episódio como “Inconfidência”. Ele ainda criticou a oposição

Três dias depois de ter deixado de compor a chapa (até agora única) do candidato à presidência Gustavo Dubeux, Sílvio Guimarães resolveu se pronunciar. Em entrevista ao Resumo Final, da Rádio Jornal, o mandatário leonino foi áspero com Dubeux e com os dois grupos que, segundo ele, “pediram a sua cabeça”.

Sílvio havia sido convidado pelo próprio Dubeux para ser o presidente do Conselho Deliberativo anteriormente, mas a situação mudou depois da divulgação de uma carta do ex-presidente Milton Bivar e de declarações pesadas de Homero Lacerda, dois inimigos políticos do atual mandatário rubro-negro.

“Assim como teve a Inconfidência Mineira, sofri a (Inconfidência) Pernambucana. Estou triste, amargurado e não durmo direito há dois dias. Foi uma traição que não esperava. A diferença das duas (Inconfidências) é que Tiradentes foi esquartejado. Eu saí antes disso”, esbravejou Guimarães, reconhecendo que foi bastante áspero quando Dubeux lhe pediu para sair da chapa. “Me levantei da mesa (estavam reunidos em um almoço) e falei que a única coisa que o grupo tinha a mais do que eu era dinheiro. Só isso. E me retirei. Foi uma punhalada que está doendo até agora”, completou Sílvio.

De acordo com o presidente, o que mais doeu foi a forma como tudo foi conduzido. “Dubeux é uma pessoa íntegra e sempre o tratei olho no olho, mas venho sentindo há dez dias que estava sendo fritado. Ele deixou que isso acontecesse. Foi um jogo de cartas marcadas”, declarou Sílvio, confirmado também que o passivo do Sport no Clube dos 13 é de R$ 10 milhões – ele alegou que já pegou com R$ 4 milhões e teve que negociar para quitar dívidas de gestões passadas e tentar retornar para a Série A.

Procurado pelo JC, Gustavo Dubeux alegou que não ouviu a entrevista por estar viajando. “Não escutei o que Sílvio disse, mas não foi uma traição. Tudo isso foi para o bem dele (Sílvio)”, afirmou Dubeux, que já deixou claro que só será candidato em caso de consenso.

No entanto, a eleição no Sport, marcada para o dia 16 de dezembro, ainda promete muitos capítulos. A cabeça do Deliberativo que seria de Sílvio será agora de José Moura. Luciano Bivar aceitou ser vice. Mas ao que parece, o grupo Transparência Sport não está satisfeito.

“São duas pessoas credenciadas, porém, têm uma ligação estreita com o Executivo. Isso vai de encontro à nossa proposta de um Conselho independente”, disse Homero. O grupo vai se reunir hoje para definir se lança uma chapa.
============================================================================
APOSENTADORIA?
Carlito Tevez diz que está cansado do futebol

A atacante da seleção argentina e do Manchester City da Inglaterra Carlos Tévez disse estar cansado do futebol e confessou que considera anunciar sua aposentadoria daqui a três ou quatro anos.

"As pessoas do futebol me cansam, jogarei mais três ou quatro anos na Europa e basta, não quero mais jogar, é sério", afirmou Tévez, em entrevista à Radio La Red.

O jogador, de 26 anos, admitiu que ainda se diverte dentro das quatro linhas, mas não escondeu seu fastio em relação a tudo que cerca o esporte.

"Eu ganhei tudo, agora não quero mais precisar aguentar certas coisas. Eu ainda continuo me divertindo no campo, mas não quero mais aguentar algumas coisas", indicou, sem dar mais detalhes.

Tévez voltou a desmentir rumores de que estaria deprimido.

"Se eu não estivesse feliz, não poderia jogar como estou jogando agora. Estou muito bem e feliz aqui (na Inglaterra). As pessoas não sabem como é. Nunca fui a um psicólogo. Que digam o que quiserem, mas não me sujem".

O atacante, que nasceu e cresceu em um bairro pobre de Buenos Aires, estimou que a fama e o dinheiro que ganhou jogando futebol cobraram seu preço na vida pessoal.

"Ter dinheiro é perder o estímulo das pessoas que te amam. Você perde muita gente que esteve ao seu lado, e você se perde também. Prefiro ser o de antes viver no bairro (onde nasci) do que viver esta vida", concluiu.
============================================================================================
CRIME
Jogador é esquartejado na Guatemala

Carlos Mercedes Vazquez, que atuava pelo Deportivo Malacateco na primeira divisão da Guatemala, foi encontrado morto nesta segunda-feira próximo da fronteira do país com o México.

O atleta tinha sido sequestrado na última sexta-feira e o seu corpo foi achado completamente esquartejado e com as partes distribuídas em cinco sacos plásticos. Ainda foi deixado junto do cadáver um bilhete escrito: “Por mexer com a mulher de outro”.

As autoridades da Guatemala já começaram a investigar o crime e a Federação de Futebol do país disse em comunicado oficial que sente “com muito pesar a lamentável morte de Vazquez”.