Torcida Organizada Furacão do Agreste

Torcida Organizada Furacão do Agreste
TOFA

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Notícias esportivas e esquisitices

ARTIGO
Teoria da conspiração: o Sport quer mesmo subir para a Série A?

Vamos deixar de lado o início desastroso e absurdo do Sport nesta Série B de 2010. Foi apenas o prolongamento de um processo que mistura falta de ambição e complexo de inferioridade que impregnou e povoa a Ilha. Uma sequência de alheiamento e despropósito que tortura a torcida desde 2009. O Sport não é clube para fazer boa campanha, é clube para vencer. Levar um time da Libertadores da América - quando havia probabilidade de ter ido bem adiante, bastavam três a quatro melhores jogadores, pedidos pelo bom técnico à época, Nelsinho - a uma lanterna da Série A e, em seguida, ao suflágio da Série B, não pode ser nada além do que ausência de visão, planejamento e objetivos.

Mas, o que interessa, agora, é o agora. O já: subir à Série A. Então, vem a pergunta que não pode ser calada: este time atual do Sport Club do Recife está mesmo interessado em subir de divisão? A dúvida e a desconfiança vêm com uma análise do desempenho e dos resultados, somada a uma dado real: o elenco do Sport é um dos que tem maior média de idade na Série B, em que pese ser também um dos que possui melhor qualidade e maior folha salarial. Além disso, mais um item agregador, pago em dia e com os recolhimentos do INSS e FGTS igualmente em dia, segundo assegura a direção executiva do clube. Por que, então, não consegue o time do Sport Club do Recife ter uma estabilidade no desempenho e ingressar, uma única vez (e agora definitiva), no grupo dos 4 (o G-4)?


A teoria não é difícil de montar, a partir desse quadro "suspeitosamente de desinteresse". Há no elenco jogadores - os melhores em qualidade técnica - com 37, 35, 33 anos de idade e vários com 30 anos. Terminar o campeonato no 5º ou 6º lugar vai legitimar o discurso de "boa campanha" dos que pecam por ausência de ambição. E que dirão, também, que "já temos uma base pronta, uma espinha dorsal montada" para 2011.

Considerado que o nível de exigência de uma Série A é muito superior ao de uma Série B, considerado também que o atual time do Sport é suficente para disputar o título de uma Série B, mas, é absolutamente certo - em razão da média de idade e em razão de não haver mais espaço e tempo para crescimento profissional desses jogadores -, e considerado ainda que não se possui um trabalho de renovação com qualidade pelas bases, que o time iria disputar uma Série A para não cair.

Assim, interessa a jogadores com bons salários - alguns acima da média de muitos dos times da Série A -, recebendo em dia, com seus direitos sendo recolhidos em dia e com uma estrutura de apoio e recuperação física, em nível dos maiores clubes brasileiros, deixar o certo pelo duvidoso? Se subir, vai lutar para não cair, enfrentando um nível de exigência técnica e da torcida muito maior. Se ficar na B, vai estar em clube que paga em dia e cumpre contrato. Cabeça de jogador pensa pelo lado mais cômodo: se der, ótimo, se não der, vamos partir para outra. Ganhando ou perdendo, a expectativa de mercado para quem tem 33, 35 ou 37 de idade é a mesma. Para que esforço, para que subir?

Nos últimos dois jogos, Duque de Caxias e Náutico, dois dos melhores jogadores perderam penaltis de forma bisonha. Se for feita uma observação dos resultados do Sport na fase de recuperação com Geninho, há derrotas e empates em casa que precisam de uma explicação convincente. Empatar com o lanterna Vila Nova, perder para o Bahia com oito reservas, perder para o lanterna Ipatinga e empatar com o Náutico, que vem de derrotas sucessivas, são resultados ilógicos. Tudo isso quando não merecia ganhar mesmo. Isso tudo, quando lá atrás perdeu do Icasa e do Duque de Caxias também em casa.

Independentemente do que espera o Sport nas próximas rodadas, o certo é que o clube não pode viver sem ambição. Ser presidente do Sport não é uma empreitada, é uma missão: a de levar o clube às maiores conquistas. Não pode ser provinciano, tem que ser universal. Se não for interesse do Sport subir agora, não pode ser mais esse o pensamento do Sport futuro.
------------------------------------------------------------------------------------------------
ILHA DO RETIRO
Confirmado: Sport perde César por seis meses

O médico do Sport, Paulo Girão, informou no início da tarde desta segunda-feira que o zagueiro César ficará afastado dos gramados por, no mínimo, seis meses. O atleta sofreu uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito e precisará passar por uma cirurgia.

“Infelizmente, esse é um problema que qualquer jogador corre o risco de ter. Vamos procurar realizar esta cirurgia o mais rápido possível, para que César volte possa voltar bem aos gramados”, explicou o médico leonino.

Após ser informado pelo Departamento Médico sobre a gravidade da lesão sofrida no ligamento cruzado anterior do joelho direito, César falou à imprensa. “Ainda estou meio bobo com a notícia. Ninguém gosta de se machucar, mas para tudo existe um propósito e Deus está no comando. Agora é trabalhar para me recuperar o mais rápido possível”, comentou o atleta.
------------------------------------------------------------------------------------------------
Prostitutas brilham no escuro por segurança
Como estava perigoso atravessar a rua de noite, elas tiveram que usar roupas "marca-texto"

Agora sua mulher não vai poder reclamar se você acabar vendo prostitutas por aí...

É que não tem mais como não ver: Em Els Alamús, na Espanha, as "profissionais do sexo" estão usando roupas de alta visibilidade, que refletem a luz dos faróis dos carros na rua.

Sim, aquelas roupas tipo as que você vê em coletores de lixo e nos "marronzinhos" (os agentes do controle de trânsito).

Segundo o site espanhol EcoDiario, elas adotaram essa medida porque estava ficando perigoso atravessar a rua à noite.

Mas não foi intencional - só depois de algumas multas, de cerca de R$ 95 (40 euros) é que elas resolveram dar um tom "marca-texto" às roupas.